quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atividade 3.3 - Conhecendo Repositório de Material Digital



GIBI NA SALA DE AULA - Episódio do programa Escola Brasil (18/03/2008) - Áudio
Esta aula é através de apresentação auditiva, orienta o professor no uso de gibi na sala como um recurso para estimular a leitura. Achei muito interessante a abordagem do assunto. Fala do despertar para leitura de forma lúdica, as figuras sempre são um atrativo para estimular a imaginação, facilita o aprendizado da utilização da pontuação através dos balõezinhos de fala dos personagens.
  • Para escutar as orientações sobre esta aula, click em "visualizar recurso".

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HISTÓRIA [Viagens de leitura] - Episódio do programa Viagens de leitura, da TV Brasil (03/03/2009) -Vídeo
Esta aula é apresentada em vídeo, e mostra as etapas da construção coletiva de um texto. Chamou minha atenção a forma como tudo se desenvolve com envolvimento dos alunos de forma tranquila, pois em geral quando se fala em construção textual, os alunos demonstram medo, insegurança em registrar suas idéias no papel. Mas a técnica utilizada nesta aula cria um ambiente que convida à escrita, parece uma brincadeira com as palavras e imaginação.Tudo é demostrado passo a passo com muita clareza.
  • Para assistir as orientações sobre esta aula, click em "visualizar recurso".

O autor de novelas, Manoel Carlos, em entrevista, falou que trabalha na construção de suas novelas com "colaboradores", que o auxiliam na redação do roteiro, e que ele já mudou algumas vezes o destino de um personagem um função da opinião desses colaboradores. É a construção coletiva de uma história.

"Uma história não é uma história e ponto final, ela é uma visão de uma pessoa ou mais sobre determinado assunto.../ ....Os livros que trazem vários autores vão propor exatamente a idéia de que cada história contada tem outra pra ser contada pelo próprio leitor. A riqueza de um livro desse é trazer várias visões sobre o mesmo tema, provocando em cada um de nós que as verdades não existem, e que cada verdade é a verdade de si próprio..." - Beth Serra (Secretaria da Fundação Nacional do Livro Infantil)

REFLEXO

A animação trata da exclusão social. O vídeo detalha a vontade do personagem de ter os mesmos diretos que a população de classe média. Leva na uma reflexão sobre o que acontece com os menores carentes, embora a vida para eles possa parecer sem perspectiva, os sonhos e os desejos não morrem em seus corações. A educação é nesse ambiente uma chance, talvez a única de modificar essa realidade.

MOSCA (poesia/musicalidade) - 08/07/2008
Autor:César Magalhães Borges

Observação: O autor foi muito criativo e transformou uma cena banal de uma mosca que voa incessante ao redor de alguém, num poema onde ele brinca com as palavras criando uma musicalidade e uma visão diferente de um vôo incômodo de um inseto que é para nós no mínimo nojeto. O autor declama o poema e fica ainda mais interessante. É a leitura com musicalidade.

Atividade 3.2 - Conhecendo Repositório de Material Digital





Passear por alguns sites na Internet é uma atividade fascinante e instigadora. A cada click, uma janela se abre e o que você vai encontrar é sempre uma surpresa, e essa surpresa é que torna o ato de navegar pela Internet algo maravilhosamente envolvente. A espectativa cada click impulsiona a novas descobertas.

"Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível". (José Manuel Moran - Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância)

"... a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização..."(Maria Luiza Belloni) -Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?

"Hoje, o mundo é trazido até o horizonte de nossa percepção, até o universo de nosso conhecimento. Como não podemos estar presentes em todos os acontecimentos, em todos os lugares, temos que confiar nos relatos. O mundo que nos é trazido pelos relatos, que assim conhecemos e a partir do qual refletimos, é um mundo que nos chega editado, ou seja, ele é redesenhado num trajeto que passa por centenas, às vezes milhares de mediações, até que se manifeste no rádio, na televisão, no jornal, ou na fala de um vizinho ou na conversa de um aluno.Ou seja, a comunicação tem uma relação muito forte com a educação e a formação de valores". (Mídias na Escola: A conquista do espaço)

"A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica". (O Vídeo na Sala de Aula - José Manuel Moran) -http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm

Mudando práticas e posturas no ambiente escolar.INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL

"... telefones celulares cada vez mais sofisticados ou computadores pessoais que as pessoas levam para todo lado, não significam em si uma ameaça para uma vida mais saudável. O que provoca esta dificuldade é o comportamento das pessoas ao lidar com a tecnologia". (TECNOLOGIA E COMPORTAMENTO)

Um ambiente que muito tem colaborado com as práticas pedagógicas e a aplicação das mídias na educação é o "Portal do Professor".

Atividade 3.1 - "Saltos no Tempo" do Bloco do Passo




Achei muito interessante como foi composto o trabalho “Saltos no Tempo”, o Bloco do Passo mostra na sua apresentação um domínio na execução excelente. Durante a apresentação do vídeo, os participantes demonstram total habilidade motora e senso de direção. A sincronia é maravilhosa, a marcação sob o bater das palmas dá um brilho musical bonito e o colorido do vestuário dos participantes completa muito bem a obra idealizada por Lucas Ciavatta, que também pode ser identificada como um exemplo de partitura, que é definido como “registro escrito de uma composição musical que, por decodificação, torna possível a reprodução da música”.
O vídeo mostra uma combinação de arte cênica, habilidade e criatividade no uso de movimentos coordenados criando um efeito visual envolvente:
http://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg
O uso do Power Point para criar essa obra auxiliou entender melhor o que é apresentado no vídeo:

UNIDADE 03 - Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

Nesta unidade de estudo será abordado os repositórios de materiais digitais, recurso de grande valia para enriquecimento da prática pedagógica. Muitos são os sites que podem auxiliar o professor no seu dia a dia. Porém, tudo depende de muita pesquisa, leitura, análise e escolha criteriosa do material que será aplicado aos alunos.
Navegações que auxiliam a prática pedagógica: TV Escola, Portal do Professor (MEC), TV Futura, TV Cultura, Salto para o Futuro, e outros mais que você pode achar neste vasto universo da Internet fazendo uma busca criteriosa.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Atividade 2.9 - Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário

O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki.Assim como a Wikipédia, o Wikcionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas. A versão em português do Wikcionário foi iniciada em maio de 2004 e conta atualmente com mais de 32.000 verbetes.Os textos do Wikcionário são cobertos pela Licença de Documentação Livre GNU (GFDL). Dessa forma, as contribuições são creditadas aos autores, enquanto a GFDL permite que o texto seja livremente distribuído e reproduzido (desde que algumas regras sejam respeitadas).

O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar.
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia, tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.

Alguns verbetes que pesquisamos:

"perua"- automóvel Ver também No Wikcionário: perua, picape, pick-up, rabecão, rabo-de-peixe, rebocador, reboque, rural, sedã, sedan, táxi, trailer. Substantivos diversos: ...

"perua"- mulher Ver também No Wikcionário Substantivos: perua, pin-up, primeira-dama, princesa, rainha, rainha-mãe,...

"joelho"- O chamado joelho é um salgadinho tradicional no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Confeccionado com massa de pão recheada com presunto e queijo, é vendido em praticamente todas as padarias, pequenas lanchonetes e quiosques da cidade.

"joelho" - joelho-queimado Português. Categoria: Português. jo. e.lho-quei. ma. do Substantivo, masculino. Termo minhoto. homem casado.

"joelho"- membros inferiores Locução Substantiva: membros inferiores ... Anatomia pt cada conjunto de coxa , perna e pé ... Ver também No Wikcionário : joelho rótula ...

CONCLUSÃO: Saber que você pode interagir no ambiente da Wikipédia e do Wikicionário é muito interessante, foi para nós uma experiência concreta de viver a "globalização digital".

(Ana Maria e Rosylayne -Ensinando e Aprendendo com as TIC's)