quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atividade 3.3 - Conhecendo Repositório de Material Digital



GIBI NA SALA DE AULA - Episódio do programa Escola Brasil (18/03/2008) - Áudio
Esta aula é através de apresentação auditiva, orienta o professor no uso de gibi na sala como um recurso para estimular a leitura. Achei muito interessante a abordagem do assunto. Fala do despertar para leitura de forma lúdica, as figuras sempre são um atrativo para estimular a imaginação, facilita o aprendizado da utilização da pontuação através dos balõezinhos de fala dos personagens.
  • Para escutar as orientações sobre esta aula, click em "visualizar recurso".

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HISTÓRIA [Viagens de leitura] - Episódio do programa Viagens de leitura, da TV Brasil (03/03/2009) -Vídeo
Esta aula é apresentada em vídeo, e mostra as etapas da construção coletiva de um texto. Chamou minha atenção a forma como tudo se desenvolve com envolvimento dos alunos de forma tranquila, pois em geral quando se fala em construção textual, os alunos demonstram medo, insegurança em registrar suas idéias no papel. Mas a técnica utilizada nesta aula cria um ambiente que convida à escrita, parece uma brincadeira com as palavras e imaginação.Tudo é demostrado passo a passo com muita clareza.
  • Para assistir as orientações sobre esta aula, click em "visualizar recurso".

O autor de novelas, Manoel Carlos, em entrevista, falou que trabalha na construção de suas novelas com "colaboradores", que o auxiliam na redação do roteiro, e que ele já mudou algumas vezes o destino de um personagem um função da opinião desses colaboradores. É a construção coletiva de uma história.

"Uma história não é uma história e ponto final, ela é uma visão de uma pessoa ou mais sobre determinado assunto.../ ....Os livros que trazem vários autores vão propor exatamente a idéia de que cada história contada tem outra pra ser contada pelo próprio leitor. A riqueza de um livro desse é trazer várias visões sobre o mesmo tema, provocando em cada um de nós que as verdades não existem, e que cada verdade é a verdade de si próprio..." - Beth Serra (Secretaria da Fundação Nacional do Livro Infantil)

REFLEXO

A animação trata da exclusão social. O vídeo detalha a vontade do personagem de ter os mesmos diretos que a população de classe média. Leva na uma reflexão sobre o que acontece com os menores carentes, embora a vida para eles possa parecer sem perspectiva, os sonhos e os desejos não morrem em seus corações. A educação é nesse ambiente uma chance, talvez a única de modificar essa realidade.

MOSCA (poesia/musicalidade) - 08/07/2008
Autor:César Magalhães Borges

Observação: O autor foi muito criativo e transformou uma cena banal de uma mosca que voa incessante ao redor de alguém, num poema onde ele brinca com as palavras criando uma musicalidade e uma visão diferente de um vôo incômodo de um inseto que é para nós no mínimo nojeto. O autor declama o poema e fica ainda mais interessante. É a leitura com musicalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário