Título: NÓS e os NÓS
Tema: Sexualidade
Objetivo(s):
Trabalhar de forma lúdica e dinâmica questões relacionadas à sexualidade e aos assuntos que forem surgindo durante o processo do projeto "NÓS e os NÓS", sempre com recursos e linguagem adaptados à faixa etária em questão. (Ensino Fundamental)
Trabalhar de forma dinâmica e ativa questões relacionadas aos projetos de vida, perspectivas de futuro e assuntos que forem surgindo durante o processo do projeto "NÓS e os NÓS, sempre com recursos e linguagem adaptados à faixa etária em questão. (Ensino Médio)
Conteúdos Curriculares: Ciências Naturais e Biologia
Público-alvo: Ensino Fundamental (Fase Final) e Ensino Médio.
Profissionais participantes: Professores de Ciências Naturais e Biologia, Psicólogo, Orientadoras Educacionais.
Tecnologias e Mídias utilizadas: TV, DVD, Máquina digital, Datashow.
Período de realização: 2º semestre do ano letivo.
Atitudes dos alunos: Este projeto foi implantado em nossa escola ( C. Estadual Américo Pimenta) em 2007. Os alunos participaram das atividades elaboradas de acordo que o tema abordado. Este projeto tem sido aplicado anualmente em nossa escola.
Observação: em andamento.
PESQUISANDO SOBRE TRABALHO POR PROJETOS:
Existem projetos que animam tanto a alunos como a professores.
Método de projetos: “Podemos pensar em termos de Método ou de Pedagogia de Projetos. O que muda, entre um e outro, é a abrangência da implantação da metodologia, podendo chegar a uma mudança total na orientação filosófico-pedagógica da escola. O Método de Projetos pode ser implementado numa escola tradicional ou inovadora, como mais uma técnica de ensino utilizada periodicamente, conjugada com outros procedimentos, ou pode ser o procedimento principal e definidor do método da pedagogia da escola. No final das contas, o que definirá a pedagogia da escola será o conjunto de seus objetivos e propostas que orientarão, na prática, o tipo de educação que estará sendo oferecido aos alunos".
(BRUNIER,http://www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273e.htm).
"Há uma tendência na área pedagógica de alguns assuntos se transformarem em modismos e, de repente, um termo muito evocado nesse âmbito se tornar em “palavra de ordem” como é o caso do tratamento que às vezes é dado ao termo “projeto”. Pensamos que essa banalização acontece pelo fato de que nem sempre os envolvidos no trabalho pedagógico do cotidiano escolar têm claro o que realmente é um “projeto” de “ensino-aprendizagem”,segundo VASCONCELLOS (2005).
Avaliação de um projeto:
Segundo Clarice Massa e Andréia Massa, em seu artigo entitulado "A BANALIZAÇÃO DO TERMO PROJETO NO COTIDIANO ESCOLAR", a avaliação de um projeto acontece de três formas distintas:
Segundo Clarice Massa e Andréia Massa, em seu artigo entitulado "A BANALIZAÇÃO DO TERMO PROJETO NO COTIDIANO ESCOLAR", a avaliação de um projeto acontece de três formas distintas:
1. Avaliação diagnóstica: é a avaliação com coleta de dados da realidade que justifique a existência de um tratamento metodológico por projetos, cujos interessados para que essa realidade seja transformada deverão estar envolvidos desde seu diagnóstico ao planejamento de suas ações, em sua execução, nas avaliações parciais até o processo final.
2. Avaliação do processo: para que um projeto tenha êxito é necessário que alguém o coordene, e esse coordenador deverá, no decorrer do desenvolvimento das ações do projeto, coletar dados, investigar, propor mudanças, dar e acolher idéias, pois esse profissional deverá ter um olhar sobre a realidade que ora se transforma, e também deverá procurar registrar os avanços, os retrocessos, os desafios, reunir os envolvidos, lembrando que um projeto se faz com o envolvimento das pessoas que propõem mudanças e de alguma forma por elas serão beneficiadas.
3. Avaliação no final do projeto: hora de replanejar para novos encaminhamentos.
Estrutura de um projeto (Exemplo de como elaborar um projeto escolar):
1-Capa
2-Contracapa
3-Introdução
4-Justificativa
5-Objetivos
6-Atividades
7-Avaliação
8-Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário