Um hipertexto é um texto no qual se tem um conjunto de informação, cujo acesso se dá através de links. Esses links podem ser na forma de palavras, imagens , gráficos e têm a função de interconectar as diversas informações, oferecendo acesso sob as informações que estendem ou complementam o texto principal. São estes links que diferencia o hipertexto de um texto comum.
O uso de hipertextos em sala de aula possibilita um melhor e maior aprendizado, impulsionando o aluno à pesquisa e a produção textual. (Rosylayne)
O hipertexto não é particularmente novo. As suas origens remontam aos anos cinquenta. Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma hipertextual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante, com consequências que podem ser seguidas a bel prazer. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação que V. Bush explora.A noção de hipertexto tem uma proveniência informática, designado ideias interligadas, associações sobre um fundo electrónico. Em certo sentido todos os sistema de computação são hipertextuais. Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades (lexias) que podem identificar-se com páginas, parágrafos, secções, ou volumes.
(http://ww.triplov.com/hipert/hipert.htm)
(http://ww.triplov.com/hipert/hipert.htm)
Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
• Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
(http://www.unicamp.br/~/hans/mh.educ.html)
(http://www.unicamp.br/~/hans/mh.educ.html)
"A presença do computador na escola é uma realidade incontornável e seu uso já vem se tornando um fato corriqueiro até mesmo nas escolas públicas do interior brasileiro. Escasseiam, contudo, reflexões críticas a respeito do uso da computação em sala de aula, o qual vem ocorrendo de modo ingênuo e despreparado. É minha intenção faze raqui uma abordagem crítica do hipertexto como um “novo espaço de escrita” (v. Bolter,1991).
Gostei muito de sua definição sobre HIPERTEXTO. É objetiva e clara, numa linguagem adequada, que facilita a compreensão dos leitores.
ResponderExcluirEscrever é sempre algo assustador para o aluno, principalmente se tiver que produzir um texto.Mas observei algumas vezes que quando o texto a ser produzido é através de um computador, o aluno se sente mais estimulado e não demonstra tanto receio em escrever. A tecnologia é um atrativo, um recurso cativante.O uso do hipertexto na sala de aula realmente posibilita o aprendizado com mais interesse.
ResponderExcluir