quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atividade 3.6 - Planejando uma atividade usando mídias digitais



Visite este blog: http://steseduc.blogspot.com/. Encontrará relatos de experiências exitosas com o uso de tecnologias em educação.

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe toda programação no Canal 237 da DirecTV, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica – Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965ASSISTA A TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR: http://portal.mec.gov.br/tvescola/

“Maratona” Sua Escola, Nossa Escola.
Duração: 9 episódios de 28’
Exibição: 17/08 a 21/08, às 10h e 14h (reprise)
Exibição dos primeiros episódios da série SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA, que mostram as experiências de escolas públicas das cinco regiões do Brasil com a utilização de Novas
Tecnologias e com a integração das mídias em sala de aula.

As tecnologias vêm somar apoio para os professores em suas aulas, objjetivando que o aluno venha se tornar um crítico, que ele avalie o que está vendo , que faça uma leitura do que tem atrás das imagens vistas. As mídias podem oferecer um trabalho muito produtivo. Assista ao vídeo: "Apresentação da série SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA".



PLANEJANDO UMA ATIVIDADE:

Tema: Minha Escola

Componente Curricular: Interdisciplinar

Público-alvo: Ensino Fundamental (5º ao 9º Ano de Escolaridade) e Ensino Médio

Objetivo(s):
Identificar as mídias disponíveis na escola;
Reconhecer as diversas formas de utilização desses recursos tecnológicos disponíveis na escola; Pesquisar as experiências de outras escolas com os recursos tecnológicos;
Relatar as experiências pesquisadas, divulgando-as no blog da escola;
Relatar as próprias experiências com as mídias disponíveis na escola;
Divulgar as próprias experiências no blog da escola.
Recursos: Computador(es) com Internet; Pen-drive; Máquina Digital.

Estratégia(s):

Listagem das mídias existentes na escola;
Identificação do número de professores que utilizam os recursos tecnológicos na escola;
Entrevista com os profissonais que ainda não utilizam esses recursos;
Montagem de mural com fotos de atividades da escola com os recursos tecnológicos disponíveis (secretaria, sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, etc.)

Desenvolvimento: Os alunos se dividirão em grupos para realizar a pesquisa interna sobre a utilização ou não dos recursos tecnológicos na escola. Verificarão quais os profissionais que utilizam esses recursos e porque alguns ainda não utilizam (se houver casos). Divulgarão em mural as atividades que a escola desenvolve utilizando os recursos tecnológicos.
Com a supervisão do(s) professor(es) envolvido(s) em montar e atualizar o blog da escola, os alunos divulgarão as experiências de outras escolas e as próprias experiências no assunto.

Conclusão: Ao divulgar em blog as experiências pesquisadas e as próprias experiências, os alunos estarão conectados com o vasto universo da Internet e os recursos tecnológicos e suas diversas formas positivas de utilização para aprimorar conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário